O que é magnésio? Quais os benefícios? Como ter e suplementar?

O magnésio é um mineral essencial para a saúde e qualidade de vida. Presente em mais de 300 funções biológicas, é seguro dizer que não existe vida saudável com deficiência de magnésio. Nas próximas linhas você aprenderá tudo que precisa saber sobre o magnésio.

O que é Magnésio?

Disponível na natureza em rochas, o magnésio precisa passar por uma transformação para que possa ser absorvido pelo corpo

O Magnésio é um elemento químico naturalmente encontrado no planeta Terra. Ele tem uma infinidade de usos industriais e biológicos, sendo essencial para todas as formas de vida, inclusive as plantas.

2,5% da crosta terrestre é composta por magnésio! Mesmo assim, não é fácil encontrá-lo na forma em que pode ser absorvido pelo corpo. Além dessa dificuldade, o organismo não produz a substância, ou seja, a suplementação ou alimentação magnesiana são a única forma de você absorver o magnésio.

Diversos alimentos podem oferecer uma quantidade maior deste elemento. Porém, tudo depende da qualidade do solo em que a planta foi cultivada. As plantações precisam ser enriquecidas com o mineral, afinal o solo brasileiro não é rico em magnésio, que é mais encontrado em países com vulcões. É excelente para nossa segurança que não tenhamos vulcões ativos, mas isso acaba empobrecendo um pouco nosso solo em substâncias essenciais.

Para que serve o magnésio e por que ele é um mineral essencial?

O magnésio é um mineral essencial por conta da alta quantidade de processos fisiológicos em que ele é necessário. São mais de 300 funções corporais que dependem direta ou indiretamente do mineral.

Agindo em todas as áreas do corpo, mas encontrado e armazenado, principalmente, na estrutura óssea, influencia no cérebro, nas articulações, sistemas cardiovascular e nervoso, formação e manutenção de músculos, enfim, em uma infinidade de processos metabólicos.

O que acontece quando temos falta de magnésio?

A falta de magnésio pode atingir as mais diversas áreas do corpo e causar uma infinidade de problemas. De distúrbios mais rotineiros como, por exemplo, cansaço a males crônicos e complexos como hipertensão, diabetes e taquicardia.

O magnésio afeta positivamente (assim como a falta dele afeta de forma negativamente) toda a saúde e o equilíbrio do organismo.

Como o magnésio age no organismo?

Desde os nossos primeiros passos, o magnésio é o mineral essencial e é nosso companheiro. Ele começa sendo um construtor, auxiliando o organismo a desenvolver os ossos e dentes. Além disso, faz um trabalho conjunto para que as células tenham energia suficiente para realizarem suas tarefas na formação do indivíduo.

A medida que crescemos, ele assume mais papeis na manutenção da vida, atuando fortemente no desenvolvimento dos músculos e na manutenção do sistema nervoso. Age como um ajudante do cérebro para a designação de atividades, sejam elas involuntárias (como respiração e batimentos cardíacos) ou voluntárias (como caminhadas e exercícios).

Além disso, podemos reforçar que o magnésio age também:

  • No equilíbrio de outros minerais: Nosso corpo precisa de diversos outros minerais como cálcio, potássio e sódio. O magnésio age como um sistema de distribuição mineral que trabalha com o corpo para que esses e outros elementos sejam devidamente absorvidos.
  • Na ação das enzimas: Enzimas são proteínas com funções determinadas para garantir o perfeito funcionamento do organismo. Elas “fiscalizam” a velocidade e regulam as reações químicas que ocorrem no organismo. O magnésio trabalha em conjunto com elas, assegurando que as reações estão em equilíbrio.
  • Na metabolização da glicose: Nosso corpo demanda uma alta carga de energia e essa energia é retirada de diversas fontes como, por exemplo, da glicose (açúcar). Quando o corpo não consegue metabolizar todo o açúcar presente surge a diabetes. O Magnésio atua nas reações que resultam na insulina (responsável por transformar a glicose em energia) ajudando na prevenção e no combate da doença.
  • No bom funcionamento cerebral: Nosso cérebro é o órgão mais importante do corpo. Ele representa, em média, apenas 2% do peso corporal de um adulto, mas consome 20% de toda a energia gerada pelo metabolismo. Consumir magnésio é determinante para que neurônios trabalhem com mais eficiência. Isso faz com que você tenha uma memória melhor e um raciocínio mais coeso.
  • Na redução de stress e ansiedade: O magnésio é fundamental na criação de serotonina, o hormônio que nos dá a sensação de bem-estar e bom-humor. A falta de magnésio diminui a quantidade de serotonina presente no organismo e, consequentemente, nos faz ficar mais irritados, infelizes e estressados. E o contrário também é verdade, quanto mais estressante é o nosso dia-a-dia, mais nosso corpo tenta produzir o hormônio e mais ele gasta magnésio.
  • Na diminuição do risco de infartos e outros males cardíacos: Ele atua na diminuição do acúmulo de gordura nas artérias, reduzindo as chances de um infarto. Além disso, ele é um regulador da pressão arterial, evitando a hipertensão e é um vasodilatador.

Adicione à lista combate às cãibras, TPM, às dores de cabeça esporádicas ou crônicas, às doenças ósseas como osteoporose e artrite e muito mais.

Onde encontrar o magnésio?

Alguns alimentos têm uma tendência maior a ser uma fonte de magnésio e você precisa inserir na sua alimentação o quanto antes. Vamos a alguns exemplos.

  • Castanhas: Começamos pelas castanhas. Esse alimento facilmente encontrado no Brasil é rico em magnésio, mas também são excelentes fontes de fósforo, gorduras boas, antioxidantes, Vitamina B6 e muito mais. São importantes, principalmente, para a saúde cardiovascular.
  • Peixes: Especialmente peixes mais gordurosos como atum e salmão. Fontes de magnésio, potássio, vitaminas e do ômega-3, elemento importante para qualquer pessoa que deseje uma vida longa e saudável.
  • Abacate: Uma fruta extremamente versátil, você pode usar tanto em pratos doces quanto salgados e é um dos queridinhos dos especialistas. É rico em gorduras boas, vitaminas C, K e E e potássio, além de ser uma delícia.
  • Banana: Uma das preferidas do brasileiro, a banana é um alimento riquíssimo em minerais, em ferro e vitaminas B1, B2, B6 e B12. 
  • Aveia: A aveia é um cereal e nos oferece uma quantidade incrível de nutrientes como proteínas, fósforo, manganês, zinco, ferro e a vitamina B5. É um super alimento.
  • Chocolate: Este é um item polêmico, porque o chocolate é sim uma fonte de magnésio, porém não é qualquer chocolate que traz os benefícios desejados. A maioria dos rótulos encontrados em mercados é, na verdade, um doce sabor chocolate. Para a absorção do magnésio comendo um chocolate é preciso que ele tenha uma alta concentração de cacau, ou seja, é o chocolate mais amarguinho.
  • Espinafre: Rico em fibras, ferro, cálcio, fósforo, potássio, proteínas, Vitaminas A, K e B2, clorofila, betacaroteno e muitos outros nutrientes. O espinafre é um dos melhores alimentos para uma dieta saudável. Porém, consuma com equilíbrio por dificultar na absorção de nutrientes de outros alimentos.
  • Leguminosas: Aqui se enquadram feijão, ervilha, grão de bico e lentilha que são algumas das maiores fontes de ferro para o consumo. E ainda oferecem ao seu corpo zinco, cálcio, vitaminas do complexo B, ácido fólico, fósforo e potássio.

Qual a melhor forma de consumir o magnésio?

Existem diversos tipos de suplementos de magnésio disponíveis no mercado. Comprimidos que sintetizam o mineral em conjunto com outros ingredientes. Aqui destacamos alguns dos mais conhecidos.

Cloreto de magnésio: Magnésio ligado ao cloro e, por isso, é absorvido mais rápido. Porém, por conter cloro, pode desregular a produção ácida do estômago. Indicado para pessoas que não tenham problemas gástricos.

Óxido de Magnésio: Não é muito absorvido pelo corpo, pois não dilui bem em água. Utiliza-se, principalmente, como antiácido e laxante.

Magnésio Quelato: Uma das fórmulas que contém maior concentração de magnésio, onde o mineral é combinado com o ácido málico). É mais indicada para pessoas que possuam deficiências graves na quantidade de magnésio disponível no organismo.

Existem diversas outras fórmulas como o magnésio dimalato, magnésio taurato, entre outros. Mas todos têm algo em comum, devem ser consumidos com grandes doses de água. É esse elemento que garante a perfeita absorção do mineral pelo organismo.

Isso nos leva à melhor forma de consumir o magnésio, naturalmente na água.

Água com magnésio: A água magnesiana

A água é o nutriente mais importante para a vida, não há forma de vida conhecida que não dependa dela para se desenvolver. Todos nós somos, em média, 70% feitos de água. Outro dado curioso é que você pode viver até 30 dias sem alimento, mas não pode passar mais do que 3 dias sem água. Ela é fundamental para praticamente qualquer função biológica.

Uma água naturalmente enriquecida com o mineral é a maneira ideal de absorção de magnésio. Uma água que tenha sido filtrada através das rochas e tenha diluído grandes quantidades de magnésio, fazendo com que ela se torne uma água chamada de água magnesiana.

O maior problema em relação a esta situação é que encontrar uma fonte natural dessas é algo muito raro, poucos são os locais no mundo onde existem nascentes de água magnesiana.

Mas se ela é rara, como poderíamos ter acesso morando no Brasil? Bom, para isso existe uma solução prática, segura e eficiente: Adquirir um filtro de água alcalina ionizada enriquecida com magnésio.

Água alcalina ionizada magnesiana

Você já deve ter ouvido falar que água ideal para o consumo só precisa ter três características: ser inodora (sem cheiro), incolor (sem cor) e insípida (sem sabor). Essa é uma afirmação falsa, na verdade incompleta. Esses 3 atributos são importantes, mas não bastam.

Uma água considerada perfeita para sua saúde precisa ter propriedades que realmente façam a diferença na sua saúde, que possam entregar mais do que hidratação, mas façam uma transformação completa na sua qualidade de vida. Mas quais são essas características? Vamos ver!

As características da água ideal

  • Pureza: A água perfeita precisa, antes de tudo, ser pura, ou seja, livre de contaminantes físicos, químicos e biológicos, sejam eles cloro, venenos agrícolas, minerais pesados, bactérias, vírus, coliformes fecais, entre outros. Mas aqui cabe uma recomendação, a água precisa ser pura, porém é preciso que ela não perca todos os elementos benéficos. Alguns equipamentos de purificação retiram todas as impurezas e acabam retirando o que faz da água um nutriente e isso é extremamente prejudicial.
  • Alcalinidade: Substâncias podem ser ácidas ou alcalinas, mas nossa alimentação precisa ser baseada na alcalinidade para que o organismo possa trabalhar em equilíbrio. A água ideal tem um pH (tabela que indica a acidez ou alcalinidade de um elemento) acima de 8, ou seja, é alcalina.
  • Antioxidação: Moléculas chamadas radicais-livres são produzidas pelo nosso corpo. De forma muito resumida e simples, são as responsáveis pelo processo de envelhecimento de nossas células. Para combater esse envelhecimento, precisamos dos antioxidantes que são “os inimigos” dos radicais-livres. A água precisa ser uma fonte de antioxidantes para ajudar nosso organismo a viver mais e com mais qualidade.
  • Hidratação superior: Você sabia que existem água mais e menos hidratantes? A formação da água, assim como de todas as substâncias, é uma junção de moléculas. A forma que essas moléculas estão organizadas faz com que a água seja mais ou menos hidratante. 
  • Poder alcalinizante: Muito mais do que alcalina, a água perfeita precisa ter poder de auxiliar o corpo a manter alcalino áreas do organismo que precisam se manter com pH elevado. Nosso sangue se mantém em um pH levemente alcalino, nada do que façamos pode mudar isso, mas para que o corpo consiga manter essa taxa de alcalinidade ele precisa de uma reserva de minerais alcalinos, caso não encontre, ele retira de partes importantes como, por exemplo, os ossos. O poder alcalinizante é o que garante que a água alcalina que você está bebendo se manterá alcalina mesmo depois de ingerida.
    Entenda mais sobre o poder alcalinizante clicando aqui
  • Mineralização: Por fim, temos o tema principal deste artigo que são os minerais. Uma água superior tem uma alta quantidade de minerais como o magnésio que, como vimos acima é essencial.

Considerada a melhor água para a saúde, disposição e longevidade saudável graças a todas essas características, a água alcalina ionizada deve ser a sua escolha.

Saiba tudo sobre a água alcalina clicando aqui

Água Alcalina: Como ter acesso?

Existem lugares no mundo onde a água é naturalmente alcalina e ionizada, mas eles são raros e distantes, alguns locais onde você pode encontrar essa água são a Sardenha, na Itália e as Ilhas Okinawa, no Japão. 

A boa notícia é que mesmo morando nos grandes centros, você pode ter acesso à água alcalina ionizada através de um sistema de tratamento caseiro.

Como escolher o melhor filtro?

Existem muitos modelos de filtros e purificadores no mercado, mas aparelhos que façam uma transformação completa da água como vimos acima são bem mais escassos.

Para tornar essa água mais acessível e prática para os brasileiros, A Acqualive nasceu em 2010 e em pouco tempo assumiu o pioneirismo quando o assunto é água alcalina ionizada.

Através de pesquisas científicas, tecnologias vindas da Ásia e testes elaborados por especialistas, a Acqualive se tornou sinônimo de água alcalina ionizada no país. A Marca oferece soluções para filtros, piscinas e até chuveiros.

Se você deseja ter uma melhora transformadora na sua vida e na de quem você ama, adquira um dos modelos de purificadores Acqualive. Com ele você terá à sua disposição água pura, alcalina, antioxidante, rica em magnésio, com alto poder alcalinizante e até 6 vezes mais hidratante, tudo isso 24 horas por dia 7 dias por semana na sua casa.

Aproveite tudo que você aprendeu sobre o magnésio neste artigo e passe essas informações para frente. Ajude seus conhecidos, colegas e familiares à absorverem mais informações relevantes que farão com que tenham mais saúde através da reposição de magnésio.

Embora exista muita evidência científica sobre qualidade da água, ainda há poucos estudiosos no assunto no Brasil. Para dirimir estas dúvidas e facilitar a vida de quem quer entender mais o assunto Água compilamos centenas de artigos científicos em textos de melhor compreensão. 

Todos Artigos Científicos estão na Área Científica »

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Gostou do texto que leu? Deixe seu comentário abaixo