Geosmina: Por que a água tem gosto de barro? Existe solução?

Você abre a torneira de sua casa, pronto para usar a água na sua alimentação ou para se hidratar, e ao invés de uma água sem cor, sem cheiro e sem sabor ela surge com um odor forte, uma cor amarelada e um sabor de barro que a torna impossível de ser consumida. E aí, surge a pergunta: “Por que a água tem gosto de barro?” A resposta pode ser a Geosmina! O melhor de tudo é que esse problema tem solução.

Geosmina: Por que a água tem gosto de barro?

Antes de mais nada precisamos definir, o que é geosmina? A geosmina é um elemento orgânico, presente na natureza, que tem como característica exalar um cheiro de terra molhada. Ela é produzida, principalmente, por bactérias, algas e fungos.

Mas por que os casos de água contaminada com geosmina são mais recorrentes no verão? A resposta se dá, especialmente, pela maior incidência de sol nos reservatórios de água. Quanto mais luz solar, mais energia para as cianobactérias se proliferarem e produzirem a geosmina. É o caso da água do Rio de Janeiro, que é um estado com um verão muito latente e que sofre todos os anos com a má qualidade no abastecimento de água.

A geosmina é perigosa?

A geosmina sozinha não é necessariamente perigosa, ela é um composto orgânico inofensivo, mas que traz diversos desconfortos e pode ser um sinal grave de uma água contaminada.

Primeiramente, uma água com geosmina tem um aspecto desagradável, tornando o seu consumo quase impossibilitado, afinal o odor e sabor da água são muito acentuados. Porém, o risco efetivo está no que ela representa. Além da alta incidência de sol, outros fatores possibilitam que a geosmina se desenvolva nos reservatórios de água como, por exemplo, a presença de componentes orgânicos como fezes, urina, venenos agrícolas, esgoto industrial, entre outras formas de contaminação.

Ou seja, a Geosmina não faz mal, mas ela sinaliza que a água pode estar infectada e ser um risco para a saúde.

O perigo de uma água contaminada

Você sabia que por ano 2 milhões de pessoas no mundo morrem por conta de água contaminada? Esse é um dado alarmante divulgado pela Organização Mundial da Saúde e que não deixa o Brasil de fora. Segundo o Instituto Trata Brasil, na última década no país, 63% das internações infantis em hospitais foram realizadas por conta de doenças transmitidas pela água.

A água é fundamental para a vida e para a saúde, precisamos nos hidratar diariamente com uma boa quantidade dela, mas se ela não estiver em suas características ideais pode fazer o contrário, ao invés de aumentar nossa saúde pode nos deixar doentes.

Como eliminar a geosmina da água?

Se a água da sua residência está chegando com as características de contaminação por geosmina, o ideal é que você tenha um filtro capaz de tratar essa água na sua casa. Técnicas como a fervura não solucionam este problema, pois mesmo que matem as bactérias presentes na água, não eliminam os compostos orgânicos, nem reduzem a aparência desagradável.

Filtros para tratamento caseiro de água são poderosos aliados no combate às impurezas e nas doenças que essas trazem. Porém, escolher o aparelho ideal é fundamental, nem todos os filtros têm a mesma capacidade de tratamento de água.

Como escolher o filtro ideal?

Para garantir que a água da sua casa seja pura e segura para você consumir é importante que você saiba escolher o filtro ideal. Primeiramente ele precisa ter sido testado por órgãos que fazem a validação da capacidade do equipamento, através de testes, pesquisas científicas e estudos publicados.

Um detalhe fundamental é compreender que mesmo que ele retire as impurezas, o filtro precisa enriquecer a água, pois no processo de filtragem ele pode acabar eliminando também elementos fundamentais para nossa saúde como os minerais presentes na água. Então, se o filtro apenas purifica a água, ele pode estar tornando-a mais pobre e isso não é bom.

O filtro perfeito para a saúde, além de purificar, enriquece a água com minerais e antioxidantes e vai além, torna a água alcalina (conheça tudo sobre a água alcalina e como ela é fundamental para a sua vida clicando aqui), com maior poder de hidratação e a deixa com o poder alcalinizante. Enfim, a água precisa ser transformada pelo filtro para ficar com as características que as melhores águas do planeta já possuem naturalmente.

Onde encontrar o Filtro ideal?

A Acqualive é uma empresa que está há mais de 10 anos no mercado, desenvolvendo e aprimorando tecnologias para transformar a água comum dos brasileiros na água perfeita. Através dos seus diversos modelos de purificadores, a Marca já leva saúde e qualidade de vida para mais de 100 mil pessoas no país, cumprindo sua missão de oportunizar à maior população possível acesso à água com as características primordiais, a mesma de lugares remotos do planeta, reconhecidos mundialmente como locais onde as pessoas vivem mais e melhor.

Clique aqui e escolha o melhor filtro para sua vida!

Os filtros Acqualive são perfeitamente capazes de eliminar a Geosmina da sua água, por conterem refis com poros de 0,5 micra, 40 vezes menores do que a molécula de geosmina, além de serem compostos por carvão ativado especial que elimina odores e sabores da sua água.

E eles vão além, eliminam cloro, agrotóxicos, resíduos orgânicos, bactérias, vírus, algas e uma infinidade de outros contaminantes.

Adquira, hoje mesmo, um Acqualive e tenha a segurança de estar oferecendo a melhor água do mundo para sua saúde e para quem você ama.

Embora exista muita evidência científica sobre qualidade da água, ainda há poucos estudiosos no assunto no Brasil. Para dirimir estas dúvidas e facilitar a vida de quem quer entender mais o assunto Água compilamos centenas de artigos científicos em textos de melhor compreensão. 

Todos Artigos Científicos estão na Área Científica »

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Gostou do texto que leu? Deixe seu comentário abaixo