Qual a qualidade das águas engarrafadas e de torneira?

diferenca-das-aguas-engarrafada-torneira

Pesquisa revela que a água da torneira pode conter menos bactérias do que a água mineral

Normalmente temos a ideia de que as águas engarrafadas possuem qualidade superior à água que recebemos pela torneira de nossas casas, no que diz respeito à sua composição. No entanto, uma pesquisa realizada pela pesquisadora Maria Fernanda Falcone Dias, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, em Araraquara, apresentou resultados alarmantes em relação à qualidade das águas engarrafadas.

O estudo avaliou a qualidade de 3 marcas de água mineral. Foram analisados o conteúdo de garrafas de meio litro e 1,5 litro, em 11 ocasiões ao longo de um ano, prazo recomendado para o consumo. Além disso, garrafões de 20 litros passaram por 5 testes ao longo dos 60 dias de validade do produto. Os testes levaram em consideração a Contagem de microorganismos Heteretróficos em Placa (CHP), índices de coliformes fecais e totais e de bactérias como a Escherichia coli e a Pseudomonas aeruginosa, que podem causar diarreia e infecções, principalmente em crianças, gestantes e idosos.

Os resultados revelaram que 65% dos galões de água mineral analisados possuíam contaminantes nocivos à saúde. As garrafas de 20 litros apresentaram os maiores problemas de contaminação, já que, de 60 garrafões analisados, dois terços apresentavam uma contagem de 500 UFC/ml – às vezes chegando a 560 mil unidades formadoras de colônia por mililitro de água (UFC/ml), mais de mil vezes acima do padrão aceitável para a água de abastecimento. Segundo os integrantes da pesquisa, a contaminação decorre principalmente em função de falhas de higienização na indústria.

água de torneira passa por tratamentos químicos e físicos, e têm sua qualidade verificada por análises microbiológicas antes de ser distribuída nas cidades. Já as águas minerais não passam por esse tipo de tratamento, tendo sua qualidade atribuída apenas à certificação de suas fontes pelo Departamento Nacional de Pesquisa Mineral.

Afinal, qual é a água ideal para a saúde?

Diante de todos esses dados, você deve estar se perguntando: “afinal, qual é a água mais saudável?”. Segundo especialistas em saúde, existe um novo conceito mundial: tratar a água na sua própria residência através de purificadores. Como você viu no texto, a água da torneira é mais segura que a água engarrafada e a água em galão. Os purificadores de água retiram impurezas e o cloro da água da torneira, melhorando a sua qualidade. Se você quer uma água ainda melhor, a alternativa ideal são os ionizadores de água, que além de fazer uma perfeita purificação da água, agregam diversas propriedades benéficas à saúde, transformando a sua água da torneira em água alcalina e rica em minerais. Sendo assim, esses são considerados a melhor alternativa para o consumo de uma água de alta qualidade.

Clique aqui e comece a beber a melhor água do mundo agora mesmo

Embora exista muita evidência científica sobre qualidade da água, ainda há poucos estudiosos no assunto no Brasil. Para dirimir estas dúvidas e facilitar a vida de quem quer entender mais o assunto Água compilamos centenas de artigos científicos em textos de melhor compreensão. 

Todos Artigos Científicos estão na Área Científica »

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Gostou do texto que leu? Deixe seu comentário abaixo