Uma combinação alimentar cada vez mais comentada é de bicarbonato com limão. Alguns dizem que é prejudicial, outros afirmam ser extremamente saudável e inclusive auxiliar no emagrecimento…
Mas por que o bicarbonato com limão pode ser um tabu? Descubra no artigo quais são os efeitos dessa mistura no seu corpo.
A Química do Bicarbonato com Limão
Na química, a acidez ou alcalinidade dos elementos são tidas pelo pH, que é dado por um número entre 0 e 14. De 0 a 7, o pH é considerado ácido. 7 representa neutralidade e, de 7 a 14, o pH é alcalino.
O limão, na escala de pH, é classificado como de pH 2, ou seja, tem natureza ácida. O bicarbonato de sódio, por sua vez, tem pH entre 8 e 9, sendo assim, é um elemento alcalino, ou também pode ser chamado de “base”.
Na alimentação diária, muito do que comemos é ácido, o que pode ser prejudicial para a saúde ao desestabilizar o pH do nosso corpo, que fica em torno de 7,4, ou seja, ligeiramente alcalino.
Além dos alimentos consumidos serem prejudiciais para a estabilidade do pH, diversos outros hábitos podem ser maléficos, como o sedentarismo, a má mastigação, o estresse e o uso indevido de antibióticos, por exemplo.
Para regular o organismo nesse aspecto, é interessante manter uma alimentação mais alcalina, com alimentos que diminuam a acidez do corpo, consequentemente evitando diversos problemas.
O limão é um alimento alcalinizante extremamente benéfico para a saúde. O bicarbonato de sódio, por outro lado, apesar de ser alcalino, é um composto à base de sódio, que, se utilizado em excesso, pode provocar algumas complicações na saúde.
Bicarbonato com Limão é Bom ou Não?
A mistura de bicarbonato com limão pode ser interessante quando diluída em água, principalmente quando falamos em água alcalina, já que a acidez natural do limão puro, quando consumido com frequência, pode ser corrosiva para a boca.
O limão tem diversos pontos benéficos para o nosso organismo: ajuda na digestão, diminui a ansiedade, melhora o humor, fortalece o sistema imunológico e melhora as aparências da pele e do cabelo.
Quanto à junção de bicarbonato com limão, muitos estudos podem ser encontrados, mostrando resultados positivos, negativos ou inconclusivos. Nesse caso, o que predomina, quanto aos estudos analisados, leva a concluir que a mistura de bicarbonato com limão pode ser, sim, benéfica para a saúde, mas deve ser consumida com moderação, em baixa escala e sempre diluída em água de qualidade alcalina.
Se você quer saber mais sobre os benefícios e os efeitos da água de qualidade para o seu corpo, assim como ter contato com diversos conteúdos sobre saúde, acesse o nosso blog e não se esqueça de entrar em contato conosco!