Magnésio: a descoberta científica que revoluciona a saúde!

O magnésio é um mineral chave tanto para a saúde quanto para a vida. Participa em mais de 300 reações no organismo, por isso, podemos imaginar que a sua falta não passará despercebida e que pode comprometer muito uma rotina saudável. Por conta disso, existe uma crescente quantidade de pesquisas que se interessam pela importância do magnésio nos processos bioquímicos e fisiológicos.

A alimentação é a melhor maneira de consumir o magnésio e quando negligenciamos o que comemos, consequentemente, desequilibramos o organismo, seja por carência ou por excesso de substâncias ingeridas. Com isso, surgem inúmeras doenças que poderiam ter sido prevenidas anteriormente.

Se você tem se sentido cansado, com dores musculares, câimbras frequentes e estresse, por exemplo, pode ser que o seu corpo precise urgentemente de magnésio.  A deficiência do mineral prejudica a pessoa também por tornar o organismo mais ácido.

Qual o papel do magnésio no organismo?

Nos seres humanos, o magnésio é encontrado nos tecidos, em particular nos músculos e ossos. Dentre as funções atribuídas ao mineral estão:

  • Estabilização das cadeias de DNA e RNA, evitando mutações e também o surgimento de células cancerígenas;
  • Intervém na produção de ATP, que é a energia dos processos metabólicos;
  • Está diretamente ligado ao metabolismo de cálcio;
  • Intervém nos processos de produção de neuromoduladores e neurotransmissores;
  • Mantém o ritmo cardíaco adequado;
  • Atua no sistema nervoso.

Quais os benefícios do magnésio?

A importância desse mineral para a saúde é altíssima. Entre os principais benefícios, podemos apontar a:

  • Diminuição do envelhecimento precoce;
  • Melhora do funcionamento cardíaco;
  • Diminuição da hipertensão;
  • Prevenção das complicações do diabetes;
  • Conservação dos ossos saudáveis.

 

Como eu consumo o magnésio?

O consumo do magnésio é de fundamental importância ao organismo. É recomendado incorporar o magnésio à dieta, consumindo vegetais, especialmente em verduras de folhas verde escuras, como couve e espinafre, e em certas frutas, como abacate, banana e uva. Além disso, pode ser encontrado nos derivados de soja, em nozes e sementes.

Água magnesiana

O magnésio é encontrado em maior quantidade na água – ou deveria ser -, mas infelizmente, seja por conta de processos de purificação ou por conta da quantidade do mineral no solo de determinadas regiões, não o ingerimos como deveríamos, ao menos não nas águas da torneira ou na mineral.

Para reverter isso, alguns filtros são capazes de tornar a água da torneira da sua casa em água magnesiana e perfeita para beber. É o caso dos filtros Habitah, que além dessa característica, ainda tornam a água comum em pura, com poder alcalinizante, antioxidante, hidratante e com PRAL negativo. É a melhor maneira de consumir diariamente o magnésio, mineral fundamental para a saúde.

Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de mais informações sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida!

Até a próxima,

Equipe Habitah.

Embora exista muita evidência científica sobre qualidade da água, ainda há poucos estudiosos no assunto no Brasil. Para dirimir estas dúvidas e facilitar a vida de quem quer entender mais o assunto Água compilamos centenas de artigos científicos em textos de melhor compreensão. 

Todos Artigos Científicos estão na Área Científica »

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Gostou do texto que leu? Deixe seu comentário abaixo