Saúde Preventiva: Uma Receita Para Uma Vida Mais Saudável

Como você gostaria de chegar à velhice? Todos nós sonhamos em chegar à terceira idade gozando de boa saúde e disposição, não é mesmo? Mas, para alcançarmos essa longevidade com saúde é necessário cuidados desde quando somos jovens. E mais, é preciso cuidados para o organismo como um todo e não apenas em determinadas especificidades. Afinal, nosso corpo é uma máquina que trabalha em perfeita sincronia e, se uma de nossas engrenagens têm algum problema, não podemos analisar somente onde houve essa disfunção. Sob essa filosofia é que surge a Medicina Integrativa que é a forma que a medicina encontrou para tratar o paciente como um todo, integrando as mais diversas áreas médicas no tratamento

Por exemplo: Se você tem um problema de pele você busca um dermatologista. Ele trata seu problema e, aparentemente, sua pele, melhorou. Entretanto, a causa dessa doença na sua pele pode ser hormonal, por isso você também deveria ter consultado um endocrinologista. Mas, e se a causa, na verdade, for uma anemia profunda? Nesse caso o correto seria a visita a um hematologista. E agora? Qual médico você deveria visitar para ter uma solução mais adequada? A resposta, segundo a medicina integrativa, é: TODOS. Isso mesmo, a medicina integrativa vê o trabalho médico em conjunto. Uma associação de especialidades para tratar o ser humano como um todo. E isso pode trazer inúmeros benefícios para os pacientes.

Cuidar Da Saúde Antes Da Doença

Sabe aquele ditado popular antigo que diz que é melhor prevenir do que remediar? Então, a medicina integrativa leva esse dito ao pé da letra. Os tratamentos buscam, em geral, a manutenção do corpo saudável, por meio de dietas e medidas que visam impedir que a doença se estabeleça. Afinal, é mais fácil você evitar ter um problema do que ter de lidar com ele depois de instaurado.

Mas, nem sempre é possível evitar que o problema apareça. À medida que envelhecemos nosso corpo tende a ser mais suscetível à doenças. Nesse caso a medicina integrativa busca mapear e antecipar os males que podem vir a nos acometer e como podemos retardá-los ao máximo.

Um Olhar Sobre o Todo

Com equipes que, em geral, contam com diversas especialidades, o paciente recebe tratamento que olham o indivíduo como um todo. É quase que um efeito dominó do bem. Você se consulta por causa de uma dor de cabeça. Um médico que trabalha com a medicina integrativa jamais vai te passar um analgésico que simplesmente vai combater o sintoma, ele vai buscar a causa deste problema em sua raiz. Ele vai indicar uma nutricionista para cuidar da sua alimentação, um endocrinologista para regular seus hormônios, um cardio vascular para cuidar do seu sistema circulatório e assim por diante. Toda consulta na medicina integrativa é extremamente completa.

Dessa forma, o tratamento é sempre personalizado, esqueça diagnósticos que parecem já estar prontos antes mesmo de você relatar seu problema. Cada consulta é única para, assim, poder descobrir exatamente qual a causa (ou causas) do seu problema. Isso, além de diminuir as chances de diagnósticos errados, aprimora os tratamentos, afinal, cada organismo é único e reage de uma forma diferente. Essa integração também facilita a introdução de terapias alternativas.

Um Caminho Alternativo

Nessa busca pela manutenção da saúde a medicina integrativa lança mão de vários procedimentos tidos como alternativos. Hoje, é cada vez mais comum ver médicos prescrevendo, para seus pacientes, horas de ioga, sessões de acupuntura ou, até mesmo, de hipnose. Inclusive, o governo americano incentiva pesquisas sobre tratamentos alternativos, com o Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa (NCCAM na sigla em inglês). Segundo dados do Instituto Samueli 42% dos hospitais nos EUA (de 714 pesquisados) oferecem terapias complementares. Dessa forma, estes tratamentos podem ser poderosos aliados à medicina tradicional.

A Prevenção Começa Com Você

Claro que, além de visitar o médico regularmente, podemos ter diversos hábitos que auxiliarão na manutenção da saúde e na busca pela longevidade saudável. É sempre importante manter nosso corpo em movimento, realizando atividades físicas regularmente. Mas, aqui cabe um aviso, antes de iniciar qualquer prática de atividade física regular, não esqueça de fazer um check-up com um médico, para que ele possa identificar quais as melhores modalidades para você.

Um outro fator que é preponderante é a diminuição dos fatores de estresse. Sua saúde física vai mal quando sua saúde mental não está bem. Nesse quesito as terapias alternativas ganham ainda mais relevância.

A alimentação é, também, um dos ítens mais importantes para manter uma vida em equilíbrio e saudável. Por isso, busque sempre consumir alimentos naturais, que tragam benefício para seu organismo. Sempre vale aquela máxima que diz que é sempre melhor descascar do que desembalar.

E claro, a hidratação de qualidade. Você precisa consumir água todos os dias, mas a água que você consome precisa ser perfeita para o consumo. Ela tem de ser antioxidante, ter poder alcalinizante, ser pura, rica em minerais. Clique aqui e leia mais sobre como a água perfeita deve ser para beneficiar a sua saúde.

Embora exista muita evidência científica sobre qualidade da água, ainda há poucos estudiosos no assunto no Brasil. Para dirimir estas dúvidas e facilitar a vida de quem quer entender mais o assunto Água compilamos centenas de artigos científicos em textos de melhor compreensão. 

Todos Artigos Científicos estão na Área Científica »

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Gostou do texto que leu? Deixe seu comentário abaixo