ÁREA CIENTÍFICA

O que é e qual a importância do selo do Inmetro?

Fazer uma compra e perceber que o produto tem baixa qualidade, não cumpre o que promete ou, até mesmo, é perigoso, pode gerar uma grande dor de cabeça. Para evitar esses problemas, existe um instituto federal responsável por testar e aprovar o que está sendo vendido nas lojas pelo Brasil: o INMETRO. Entenda como funciona o selo do INMETRO e qual a importância para sua vida!

O que é o INMETRO?

O INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é um órgão federal vinculado ao ministério da economia, que tem como objetivo atestar a qualidade e segurança dos produtos fabricados. Se aquele item possui o selo do INMETRO é sinal que ele foi produzido de acordo com todas as normas vigentes e possui uma qualidade certificada.

A importância do INMETRO

Você, ao comprar um produto, lê a embalagem e a descrição, mas como você pode ter a certeza de que tudo que está sendo dito ali é verdade? Basta procurar o selo do INMETRO. Essa marca é conferida aos itens que foram testados e aprovados no rigoroso processo de qualificação feito pelo Instituto. Essa é a garantia de que o que você está comprando realmente foi fabricado seguindo todas as normas técnicas e legislações vigentes.

As competências do INMETRO

O Instituto, além da fiscalização, possui diversas outras competências e atividades, dentre as quais podemos destacar:

  • A padronização e o cumprimento das normas técnicas estabelecidas em relação às unidades de medida no Brasil;
  • Fomentar e apoiar a inovação tecnológica industrial no país;
  • Realizar a troca de informações internacionalmente com outras entidades da mesma atividade. 

A presença do INMETRO está intrinsecamente ligada ao setor industrial, sendo fundamental para a sua manutenção e alta qualidade.

O que é o selo do INMETRO e qual sua importância?

Os selos do Inmetro são a forma visual que o Instituto utiliza para comunicar que aquele produto foi inspecionado, testado e aprovado, pois seguiu todas as normas técnicas e legislações necessárias. Sem o selo, o consumidor não consegue ter a garantia de segurança e qualidade, transformando a compra em um potencial problema.

Filtros e Purificadores de Água com o selo do INMETRO

Purificadores e Ionizadores de água possuem selos específicos para a categoria, que são fundamentais para garantir a segurança e a qualidade da água que oferecem. Um purificador de água que não possua essa certificação, não está em conformidade com a legislação,  pode ser bastante perigoso e não pode ser comercializado.

Desde 2011 todos os  purificadores devem possuir a certificação compulsória, reconhecida com o selo de conformidade, para poderem ser comercializados.

Como é realizado o teste para que o aparelho receba o Selo do INMETRO?
Para garantir a máxima eficiência, são necessários 3 tipos de testes:

  • Retenção de Partículas; 
  • Redução de Cloro Livre; 
  • Eficiência Bacteriológica.

Teste de eficiência de Retenção de Partículas
O teste de eficiência de Retenção de Partículas determina o tamanho da partícula sólida que o aparelho consegue filtrar. Quanto menor a partícula filtrada, mais eficiente é o purificador.

Existe uma escala que classifica a retenção de partículas, de A a F. As primeiras letras classificam os melhores purificadores, enquanto as últimas identificam os aparelhos que não possuem muita eficiência nesse processo.

Teste de eficiência de Redução de Cloro Livre
Esse teste determina se o purificador possui eficácia na retirada de cloro da água. O objetivo desse teste é verificar qual a real capacidade de filtragem da água, cujo mínimo deve ser de 75%. 

Existem apenas duas classificações neste teste. São elas:

  • Com redução de Cloro Livre – Aparelhos que conseguem retirar acima de 75% do cloro da água;
  • Sem redução de Cloro Livre – Aparelhos que não possuem característica satisfatória na retenção de cloro livre.

Teste de eficiência Bacteriológica
Esse teste identifica se o aparelho é eficiente na eliminação de bactérias e, igualmente ao anterior,  possui apenas duas classificações:

  • Com eficiência Bacteriológica;.
  • Sem eficiência Bacteriológica.

Os selos e certificações Acqualive

Os Purificadores Acqualive possuem certificação de máxima eficiência conferida pelo INMETRO, por serem aprovados em todos os três testes.

Isso traz uma segurança e uma comprovação de qualidade para todos os clientes e parceiros da Marca, mas a Acqualive não para por aí.

Remoção de agrotóxicos

Segundo o Governo Federal, as cidades brasileiras recebem na água comum da torneira um verdadeiro coquetel de venenos agrícolas, potencialmente perigosos para a saúde. A Acqualive, em parceria com a Unicamp (Universidade de Campinas, uma das maiores da América Latina), realizou estudos para atestar se os Purificadores da Marca removem os agrotóxicos. O resultado? A eliminação de mais de 99% dos quatro venenos mais encontrados na água.

BAIXE O LAUDO AQUI

Remoção do cloro de chuveiros

Além de Purificadores para hidratação, a Acqualive possui filtros decloradores para chuveiro que transformam o cloro presente na água em compostos não agressivos para a saúde. A eficiência deste sistema pode ser comprovada no laudo abaixo

BAIXE O LAUDO AQUI

Enriquecimento com minerais

A água entregue pelos Purificadores Acqualive possui uma alta quantidade de minerais, especialmente Magnésio (o mineral da vida), e isso foi comprovado através de análises laboratoriais e um artigo científico indexado em uma grande revista internacional.

ACESSE O ESTUDO AQUI

Benefícios para a saúde e auxílio no combate a diversas doenças

Há décadas são realizadas pesquisas que comprovam que a água alcalina ionizada é capaz de auxiliar o organismo a prevenir, tratar e combater centenas de doenças, como o diabetes, hipertensão, obesidade, parkinson, alzheimer e muitas outras.

Abaixo você pode acessar um compilado com estudos, nacionais e internacionais, que atestam essa importante informação.

ACESSE AQUI

Tenha um Acqualive em sua casa!

Com um Purificador Acqualive você vai transformar a água comum da torneira na água perfeita para a saúde, tornando-a:

  • Pura
  • Alcalina, com pH acima de 8 e poder alcalinizante
  • Até seis vezes mais hidratante
  • Antioxidante
  • Ionizada e mineralizada

Essas características são fundamentais para você ter uma grande quantidade de 

benefícios, tais como:

  • Desaceleração do envelhecimento precoce
  • Aumento da disposição e energia
  • Um sono verdadeiramente reparador
  • Aumento no poder do sistema imunológico
  • Combate aos radicais livres
  • Proteção maior do sistema cardiovascular
  • Auxílio na prevenção e redução de doenças crônicas

Conheça tudo sobre o sistema Exclusivo de purificação e ionização Acqualive clicando aqui

Como adquirir um Acqualive?

Ter um purificador com a capacidade de transformação que o Acqualive oferece é fundamental para a sua saúde, mas pode ser bom para o seu bolso também. Conheça a linha de produtos Acqualive e descubra como ter água alcalina ionizada perfeita por menos de R$0,22 por litro!

QUERO MEU ACQUALIVE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Mais conteúdos valiosos para ler

Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário abaixo