Sempre com fome? Isso pode ser sede.

Ótima notícia para quem está sempre com aquela vontade de fazer uma boquinha… Essa sensação de fome pode acontecer porque o seu corpo precisa simplesmente de água!

Mantenha-seu-corpo-hidratado-com-água-alcalina-Acqualive

Quando a ingestão de água não é suficiente, o seu corpo recebe sinais misturados e que podem parecer fome. É muito mais frequente do que se imagina confundir as duas porque ambas sede e fome enviam sinais semelhantes ao seu cérebro.

Fome e sede podem até parecer dois motivadores muito distintos que levam você a comer ou beber. A fome pede alimento, de onde vem a aquisição de nutrientes que se transformam em energia, enquanto sede é a necessidade de água para a manutenção da hidratação. Mas, surpreendentemente, fome e sede desencadeiam os mesmos tipos de sinais no cérebro, mais precisamente no hipotálamo, a região responsável por controlar estas duas necessidades vitais.

As motivações da sede são mais intensas e constantes ao longo do dia em comparação com as da fome. Seu corpo só pode sobreviver por cerca de uma semana sem água – o que faz sentido, considerando que a água compõe mais de 60% do corpo humano e é vital para o seu funcionamento, assim como células, tecidos e órgãos saudáveis. Por isso não é nenhuma surpresa que a sede seja tipicamente muito mais urgente e intensa do que a fome. Além disso, nosso corpo processa a água de forma tão eficiente e sofisticada que, em circunstâncias normais, beber muita água é menos nocivo que alimentar-se excessivamente.

Tomar água acaba com a fome

Pode observar: beber no mínimo 6 copos de água por dia é o único consenso entre médicos e nutricionistas das mais variadas linhas. Você pode seguir a dieta paleolítica, ser vegano, fazer jejum intermitente ou comer a cada duas horas: seja qual for o seu estilo de alimentação, o que nunca fica de fora é a hidratação. Portanto, para evitar a fome, beba muita água.

Na perda de peso, encare a água como sua melhor parceira. Ela é barata, fácil de encontrar e pode ser levada para qualquer lugar. Em um estudo da American Chemical Society, os pesquisadores observaram pessoas que faziam dieta durante 12 semanas. Aqueles que bebiam água três vezes por dia antes das refeições perderam cerca de 5 quilos a mais do que os que não aumentaram a sua ingestão de água.

DICA: Beba dois copos de água antes de cada refeição.

Ao se exercitar você precisa de água tanto para a reidratação como também para lubrificar as articulações e fornecer amortecimento de órgãos e músculos, juntamente com muitos outros processos vitais. No entanto, as pessoas muitas vezes superestimam suas necessidades de bebidas esportivas durante o exercício. Coloridos artificialmente e bem açucarados, os sports drinks podem fazer mais mal do que bem. Para atividades moderadas, a água basta, a não ser que você esteja ativo por mais de 90 minutos em intensidade alta.

DICA: Beba de 2 a 3 copos (600ml) duas a três horas antes do exercício, depois beba mais 1 ou 2 copos (250ml) entre 10 e 15 antes, e mantenha esta quantidade a cada 15 minutos durante o exercício.

Se por um lado beber bastante água é conceder ao seu corpo a gentileza de mantê-lo em pleno funcionamento, deixar seu organismo sem o líquido vital é condená-lo aos desgastes impostos pela desidratação.

O-consenso-das-dietas-é-beber-água!-Acqualive

Ih, secou!

A desidratação é muito mais comum e possível de acontecer do que você pensa e ela pode levar você a acreditar que sente necessidade de comer alguma coisa quando o que seu organismo precisa é de água pura!

Conhecer os sinais que podem levar à desidratação é muito importante para que não haja tempo do quadro progredir para situações mais complicadas.

 Sinais da desidratação

  • Você sente que está sempre com fome ou frequentemente quer comer algo logo depois de uma refeição completa? Você pode estar desidratado, e seu corpo pode estar interpretando a sede como fome.
  • Problemas de constipação e mau funcionamento do intestino.
  • Olhos e pele seca.
  • Letargia, tontura e cansaço.
  • Diminuição da produção de urina.
  • Dor de cabeça.

 Não há outra igual

Além de tudo o que falamos até agora, ainda há muitas outras razões para a água estar sempre a mão na sua vida diária. E além de tudo o que já é fantástico em relação à água, se puder ser alcalina, então… Muito mais pontos para você!

  • Ela protege o seu coração – beber água é comprovadamente uma proteção fundamental contra ataques do coração.
  • Água bomba o seu cérebro – o oxigênio levado ao cérebro através da água permite uma otimização das funções do HD humano!
  • Água faz bem para a saúde do seu bolso – Essa nem precisa muita explicação, é só fazer as contas!
  • Á água ajuda a lhe manter alerta – a desidratação é uma das principais causas da fadiga, o que você evita bebendo bastante água. Além de afastar o cansaço e exaustão, a água ajuda a manter-se ativo e bem disposto.

Embora exista muita evidência científica sobre qualidade da água, ainda há poucos estudiosos no assunto no Brasil. Para dirimir estas dúvidas e facilitar a vida de quem quer entender mais o assunto Água compilamos centenas de artigos científicos em textos de melhor compreensão. 

Todos Artigos Científicos estão na Área Científica »

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Gostou do texto que leu? Deixe seu comentário abaixo