Tudo que você precisa saber sobre o Potencial Renal Ácido da água

Como falamos anteriormente, o Potencial de de Carga Ácida (PRAL) é muito importante para garantir o bom funcionamento do nosso organismo, calculando o que está acidificando ou alcalinizando a urina por meio de alimentos e bebidas que ingerimos. A alimentação rica em ácido, ou seja, com o PRAL positivo, favorece o risco de inúmeras doenças e também de retenção de líquido no organismo porque os rins não dão conta de filtrar o que precisam.

Água com poder alcalinizante

O cálculo do Potencial Renal de Carga Ácida leva em conta as proteínas e o seu conteúdo de enxofre (que vira ácido sulfuroso no organismo) e o fósforo (ácido fosfórico), que são elementos que deixam a urina mais ácida. Para completar esse cálculo, também é levado em consideração o magnésio, cálcio e potássio dos alimentos e líquidos, que são elementos que alcalinizam a urina. Dessa maneira, é percebido se o organismo está recebendo mais ácido do que o ideal ou não.

Em resumo, o Potencial Renal de Carga Ácida é usado para determinar se a dieta está acidificando ou alcalinizando a urina. O PRAL determina se um alimento ou líquido tem poder acidificante ou alcalinizante, uma vez que a carga ácida na dieta está associada à doenças, já as dietas alcalinas, à prevenção delas. Uma das melhores possibilidades de melhorar a alcalinização do organismo é a água alcalina ionizada, que auxilia na prevenção de doenças e melhora a capacidade imunológica.

Como ter acesso à água com poder alcalinizante?

Um organismo saudável  é ligeiramente alcalino. Para que esse índice se mantenha, é importante prestar atenção no que a água e os alimentos influenciam, equilibrando a dieta entre acidez e alcalinidade. Quando há um desequilíbrio, juntamente com uma vida sedentária, sem praticar atividades físicas, é provável que o corpo apresente maior acidez do que a ideal, causando diversas doenças. Assim, consumir diariamente água com poder alcalinizante é importante para manter a saúde e qualidade de vida.

A água comum, da torneira de casa, tem baixo poder alcalinizante. É segura do ponto de vista bacteriológico, já que os compostos químicos eliminam os vestígios de bactérias e outras partículas, mas é muito modificada. Para mudar essa situação o ideal é utilizar filtros ionizadores de água capazes de transformar a água da sua torneira em água com poder alcalinizante com o Potencial Renal Ácido negativo. Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com um de nossos consultores.

Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de mais informações sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida!

Até a próxima,

Equipe Habitah.

 

Embora exista muita evidência científica sobre qualidade da água, ainda há poucos estudiosos no assunto no Brasil. Para dirimir estas dúvidas e facilitar a vida de quem quer entender mais o assunto Água compilamos centenas de artigos científicos em textos de melhor compreensão. 

Todos Artigos Científicos estão na Área Científica »

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Gostou do texto que leu? Deixe seu comentário abaixo