A Importância da Água no Inverno

Com o inverno chegando, muitos têm o péssimo hábito de deixar de beber água, afinal o corpo, aparentemente, precisa de menos hidratação no frio, certo? ERRADO! A necessidade básica de água para o corpo é constante, independente da temperatura. O que acontece é que no calor nosso corpo precisa de ainda mais água, o que não reduz a quantidade necessária no frio.

Essa situação é agravada pois nosso organismo é muito adaptável, o que pode ser muito bom, mas traz problemas graves. Se você não toma água regularmente na quantidade necessária, seu corpo aos poucos vai deixando de alertar você com a sede, fazendo com que você beba ainda menos água.

Quais os riscos da desidratação no inverno?

Você já notou que urina mais no inverno do que no verão? Isso se dá por conta da redução brusca do suor que seu corpo produz, como suamos menos no frio o corpo passa a eliminar mais água na urina, o que sobrecarrega seus rins que precisam de muita água pura para se manterem saudáveis.

Outro fator de risco potencializado pela desidratação é a baixa imunidade. No inverno, por conta das aglomerações, ambientes fechados e pessoas mais próximas, temos uma tendência maior a ficarmos doentes. O sistema imunológico precisa, entre outros fatores, de um corpo bem hidratado para funcionar bem e combater todas as doenças que podem tentar acometer seu organismo.

Além disso, temos todos os problemas já conhecidos da desidratação como pedras nos rins, problemas intestinais e digestivos, enxaqueca, pele ressecada, exaustão, fadiga muscular, entre tantos outros.

Beba água mesmo sem sentir sede

A solução para esse problema é simples, beba água mesmo sem sentir sede. Quando nosso corpo faz termos essa sensação é sinal de que já estamos desidratados. 

Tem dificuldades de beber água? Clique aqui e veja dicas incríveis para te ajudar.

Mas, não esqueça que para matar a sede você deve beber apenas água e, principalmente, que nem toda água é ideal para o consumo, algumas podem até mesmo fazer mal.

Clique aqui e saiba quais águas podem colocar sua saúde em perigo.

Embora exista muita evidência científica sobre qualidade da água, ainda há poucos estudiosos no assunto no Brasil. Para dirimir estas dúvidas e facilitar a vida de quem quer entender mais o assunto Água compilamos centenas de artigos científicos em textos de melhor compreensão. 

Todos Artigos Científicos estão na Área Científica »

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Gostou do texto que leu? Deixe seu comentário abaixo