Por que a água alcalina ionizada é a água perfeita?

“Água é tudo igual!” Você com certeza já ouviu alguém falar isso. Ou ainda, que: “A água perfeita é insípida (sem sabor), Inodora (sem odor) e incolor (sem cor)”. Essas duas afirmações não poderiam estar mais erradas. Hoje vou ensinar você que existem vários tipos de água, mas só uma é perfeita: a água alcalina ionizada.

Os diferentes tipos de água

water glass

Para este artigo comparativo vou utilizar quatro tipos de água: engarrafada (desde garrafas pequenas até bombonas de 20 litros), da torneira, filtrada e a água alcalina ionizada.

Olhando a imagem acima é impossível dizer a diferença entre esses copos de água não é mesmo? Mas, você sabia que mesmo parecendo exatamente iguais eles são completamente diferentes? E quando digo diferentes é porque são diferentes mesmo, desde seu sabor até a estrutura químico-molecular.

Mas vamos do início.

Água da Torneira.

Hand holding a glass of water poured from the kitchen faucet.

Prós – econômica e prática

Contras – Contém substâncias químicas nocivas como metais pesados e cloro.

Comecemos com a água mais comum dos quatro tipos que selecionamos, a água que chega na minha, na sua e na torneira de cerca de 90% da população, a água pré-tratada em estações de tratamento.

Nos últimos anos a qualidade do pré-tratamento que a água recebe para chegar potável às nossas casas evoluiu muito. Porém, o que é usado para matar bactérias infelizmente também é prejudicial para nós. Sei da importância do cloro para garantir que a água que as redes disponibilizam para nós seja considerada “segura”, sem ele seria praticamente impossível tomar a água da torneira. Só que o correto seria retirar o cloro antes de utilizarmos a água, seja para beber, fazer a higiene ou tomar banho.

O cloro e os metais pesados são responsáveis por doenças de pele, respiratórias, digestivas e potencializam diversos outros males como problemas hormonais e má formação celular. Esses produtos químicos também deixam a água mais pesada e menos hidratante. Além disso, a água comum não tem quantidades significativas de minerais e outros elementos benéficos.

Então, por mais que ela chegue potável para nós, não é nem de longe a solução ideal para você consumir diariamente.

Água engarrafada

68212843 – closeup on mineral water green bottles in raw and lines

Prós – Uma quantidade maior de elementos benéficos

Contras – Contaminação pelo plástico, poluição, acidez.

Uma das principais características de uma água perfeita é ter o pH alcalino e isso é muito difícil de encontrar em uma água engarrafada. Pode conferir, pegue a primeira garrafa de água que você tiver a mão e confira o pH dela, sou capaz de apostar que ela está abaixo do 7, ou seja, é ácida.

Entenda a diferença entre água ácida e alcalina lendo esse artigo completo

Sem a alcalinidade a água é uma ferramenta para a doença e não para a saúde/cura. A maioria das doenças se propaga em meios ácidos, beber uma água alcalina beneficia nosso sistema imune evitando males que vão desde uma simples gripe até doenças degenerativas como o parkinson.

Outro problema que pode ser até mais grave do que a acidez é a contaminação da água através do plástico. As embalagens plásticas de bebidas, especialmente no Brasil, possuem um composto químico chamado Bisfenol A (BPA), que de tão perigoso é proibido em diversos países no mundo (no Brasil, infelizmente, só é proibido em recipientes para bebês e crianças pequenas como mamadeiras e copinhos com bico). O BPA tem uma estrutura similar ao hormônio feminino xenoestrógeno e, por esse motivo, o corpo pode se confundir e não conseguir distinguir o que é o BPA e o que é o estrógeno natural e isso leva à uma desregulação hormonal que faz você ganhar peso, ter variações de humor, diminuição da libído entre outros sintomas bem incômodos.

Como se todos esses problemas não bastassem, ainda tem a poluição que as garrafas de plástico causam. Caso você utilize bombonas de água, todos os problemas anteriores se fazem presentes com um adicional negativo, a falta de logística prática. É muito incômodo carregar garrafas gigantes de 20 quilos para cima e para baixo, ou deixar que um estranho entre em sua casa para levar para você.

Dito tudo isso, você ainda acha que uma água engarrafada é perfeita para você? Eu acho que não, hein.

Água filtrada

Os filtros comuns são uma ótima forma de reduzir os problemas causados por metais pesados, cloros e algumas bactérias, entretanto alguns não atendem os padrões necessários para se considerar a água completamente pura.

Prós – Um adicional de tratamento para a água da torneira

Contras – Acidez, baixa eficiência no tratamento da água, não enriquece a água com elementos benéficos.Filtros mais potentes, como os de osmose reversa, não sofrem desse problema, eles retiram literalmente tudo da água, e isso também é um problema. Ao fazer um processo tão potente de filtragem, esses aparelhos retiram todos os elementos presentes na água, os maus e os bons também, deixam uma água morta, sem minerais, sem antioxidantes, sem nada além de hidrogênio e oxigênio e isso é extremamente prejudicial para a saúde.

Durante o dia perdemos muitos elementos na urina e no suor, precisamos fazer a reposição sempre e a melhor forma de se reabastecer é através da água. Se a sua água não possui absolutamente nada, ela é uma água morta e você pode ter problemas graves como hiponatremia, que é a grave baixa do nível de sódio no organismo, isso pode levar até a morte.

Um filtro ideal retira tudo que há de ruim na água de entrada, mas além de manter o que há de bom a enriquece com outros ingredientes. Um filtro perfeito só produz a água perfeita e é dela que vamos falar a seguir.

Água alcalina ionizada

Prós – Simplesmente a melhor água do mundo, antioxidante, rica em minerais, leve, pura, alcalina e ionizada, melhor custo-benefício a longo prazo.

Contras – Maior investimento inicial.

Essa é considerada a melhor água do mundo por diversos especialistas e não é para menos. Ela possui todas as características ideais para uma água que te hidrata com qualidade. Vamos conhecer cada uma delas?

  • Riqueza em minerais: A água alcalina ionizada tem altas doses de minerais alcalinos essenciais à vida como cálcio, potássio e o magnésio, que de tão importante é conhecido como o mineral da vida.
  • Antioxidação: Ela possui ORP reduzido, que é o indicador de antioxidação, isso quer dizer que a água alcalina ionizada retarda o processo de envelhecimento e combate doenças degenerativas.
  • Pureza: Ela é perfeita porque é livre de quaisquer contaminantes, bactérias, vírus, metais pesados e cloro. Só mantém o que nos faz bem.
  • Poder alcalinizante: Esse item vale uma explicação um pouco mais detalhada. Muito mais do que ser alcalina, a água precisa ter um poder alcalinizante. Esse poder é medido através do PRAL.

PRAL é uma sigla em inglês que significa potencial renal de carga ácida (potencial renal acid load).  O PRAL foi descrito por Remer e Manz em 1995, ambos conseguiram pela primeira vez calcular a carga ácida ou alcalina de um alimento comparando o consumo do mesmo com a medição do pH urinário.

Os rins têm uma capacidade limitada de eliminar ácidos através da urina e cada vez mais os alimentos processados e industrializados, bem como o excesso de ingestão de proteínas sulfurosas, tem feito com que a nossa alimentação seja mais ácida, com PRAL positivo e isso acaba levando à doenças. enquanto que dietas alcalinas com PRAL negativo nos protege. O PRAL então é uma métrica utilizada para determinar se a dieta tem um poder acidificante ou alcalinizante.

  • Leveza: A água alcalina tem uma característica única, enquanto as águas comuns têm moléculas de H2O que se agrupam em grupos de 12 a 15 elementos, o que faz a água ser mais “pesada”. Já a alcalina ionizada agrupa suas moléculas em grupos de 6, isso a deixa mais leve e hidratante, pois alcança locais onde a água comum jamais chega.

Clicando aqui, você confere mais detalhadamente todas as características da água perfeita

O mais incrível da água alcalina ionizada é que ela, até pouco tempo atrás, só era encontrada na natureza em lugares extremamente distantes como a Sardenha na Itália e o Vale de Hunza no Paquistão (local reconhecido mundialmente como tendo as pessoas que vivem por mais tempo com muito mais saúde e disposição, com muitos indivíduos chegando aos 120 anos e tendo uma vida ativa graças à dieta e a água que bebem), porém isso mudou. Hoje, qualquer pessoa pode ter a água perfeita, independente da cidade em que mora, basta adquirir um filtro ionizador.

Esses aparelhos transformam a água comum na água perfeita de forma rápida e prática. É como se a torneira da sua casa fosse ligada diretamente em um lago desses locais remotos e preservados. Sem contaminação por BPA, sem ter de carregar pesados fardos de água ou bombonas, sem dificuldade e com o melhor custo-benefício de todos.

Saiba como adquirir um desses modernos aparelhos clicando aqui.

Gostou do artigo? Então vou deixar duas recomendações de textos especiais para você. Espero que goste.

Água Alcalina Ionizada! O segredo para a hidratação perfeita no verão

5 receitas deliciosas para emagrecer com água alcalina

Embora exista muita evidência científica sobre qualidade da água, ainda há poucos estudiosos no assunto no Brasil. Para dirimir estas dúvidas e facilitar a vida de quem quer entender mais o assunto Água compilamos centenas de artigos científicos em textos de melhor compreensão. 

Todos Artigos Científicos estão na Área Científica »

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Gostou do texto que leu? Deixe seu comentário abaixo