Envelhecer não é problema, pelo contrário, envelhecer com saúde é um dos benefícios de se estar vivo. Apesar de muitos fugirem da idade com procedimentos estéticos, é uma etapa que deve ser aproveitada em seu devido momento. O problema entretanto, surge quando essa etapa antecede o momento certo, causando o cada vez mais atual, envelhecimento precoce!
O envelhecimento precoce é uma das mais crescentes adversidades da atualidade. Infelizmente, são poucos que estão falando sobre o assunto, e apesar de muitos de nós possuirmos este problema, seus riscos e causas são para maioria, desconhecidos.
Por essa razão, separamos um artigo para alertar sobre as consequências que ele pode causar:
Saúde Física
É comum encontrar pessoas que aparentam serem mais velhas do que realmente são. O que muitos não sabem, é que o envelhecimento precoce pode ir além da aparência e afetar a saúde!
Além das consequências na pele como o ressecamento e uma série de doenças dermatológicas (leucodermia, ceratose actinica, elastose solar…), o envelhecimento precoce pode causar diversos outros problemas como a degeneração da replicação celular e até mesmo está relacionada à alteração nos níveis de glicose que em certos casos geram diabetes e outras sérias doenças.
Alteração Hormonal
A alteração hormonal, é uma das maiores consequências do envelhecimento precoce. Ela ocorre de formas diferentes em homens e mulheres, sendo para elas conhecida como menopausa e para eles a andropausa.
As alterações hormonais são normais em certa idade, mas nos deparamos cada vez mais com casos de menopausa e andropausa antes mesmo dos 40 anos de idade. Tais alterações são apenas um dos “sintomas” do envelhecimento precoce. A insônia e o mau humor são características das alterações hormonais, entre outros sintomas extremamente desagradáveis quando aparecem precocemente.
Saúde Psicológica
Além dos fatores físicos, a saúde psicológica também é afetada. A baixa autoestima e a falta de autoconfiança podem estar extremamente relacionadas com o envelhecimento precoce, que faz com que as pessoas procurem cirurgias plásticas e tratamentos rejuvenescedores cada vez mais cedo.
O estresse, apesar de ser uma causa, se agrava ainda mais, afetando muito a saúde psicológica de qualquer um que envelhece precocemente, assim como a insatisfação com a aparência e o medo da idade avançada!
São diversas as causas que podem estar relacionadas ao envelhecimento precoce: estresse, poluição, má alimentação e até mesmo a falta de magnésio! Todos no entanto, são consequências dos maus hábitos atuais, que devem ser substituídos o quanto antes.
Nos próximos artigos iremos abordar o assunto de forma mais profunda, dando alternativas para combater este mal, então fique atento! Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários, adoraríamos respondê-la!
Até o próximo post!
Equipe Habitah
AcqualiveGroup.