A fruta é saudável. O suco vem da fruta. Então o suco é saudável. Certo? Errado.
Por trás da forma líquida obtida através da fruta espremida se esconde o grande vilão da saúde: o açúcar. Acredite ou não, é comum sucos de frutas conter mais quantidade de açúcar que o terrível refrigerante. A (pequena) quantidade de vitaminas e antioxidantes contida nos sucos de frutas não compensa o açúcar ingerido. Entenda neste exemplo que compara a mesma quantidade de Refrigerante de Cola e Suco de Maçã pronto:
Refrigerante: 140 calorias e 40 gramas de açúcar (10 colheres de chá).
Suco de Maçã: 165 calorias e 39 gramas de açúcar (9.8 colheres de chá).
Se, espremendo o suco em casa você já perde em nutrientes, comprá-lo pronto em caixinhas significa trocar saúde por um punhado de componentes extras que os produtores muitas vezes escondem sob lindas logomarcas, embalagens coloridas e mensagens positivas de saúde e bem estar.
A verdade na prática
Três experts no assunto resolveram escrever a seis mãos um artigo publicado recentemente no The Washington Post intitulado “People think juice is good for them. They are wrong” (pessoas acreditam que suco é bom para elas. Estão erradas).
Heather Ferris, Professora do Departamento de Endocrinologia e Metabolismo da Faculdade de Medicina da Universidade da Virgínia, Elvira Isganaitis, Pesquisadora e Florence Brown, Professora, ambas do Joslin Centro de Diabetes em Boston, relatam o caso de uma paciente, G., diagnosticada com diabetes:
“G. chegou um tanto perturbada para a primeira consulta. Seu médico tinha acabado de diagnosticá-la com diabetes e ela foi procurar aconselhamento nutricional. Ela ficou chocada com o diagnóstico.
- sempre esteve acima do peso e tinha parentes com diabetes, mas acreditava que vivia um estilo de vida saudável. Um dos hábitos que ela identificou como saudável era beber suco de frutas frescas, geralmente espremidos ou batidos na hora (algo que ela via como um alimento virtuoso), todos os dias.
- foi então instruída a parar totalmente de beber sucos. Ela deixou o consultório pouco convencida, mas depois de três meses sem suco e com algumas mudanças em sua dieta, seu diabetes estava sob controle, sem a necessidade de insulina.
Especialistas em diabetes, Heather, Elvira e Florence, lidam com pacientes como G. que por uma razão ou outra acreditam que o suco é um alimento saudável e enfatizam: “A verdade é que o suco de frutas é pouco mais do que água com açúcar”. Segundo as autoras, quando você bebe suas calorias em vez de comê-las, seu cérebro não obtém o mesmo sinal de “estou cheio” como acontece com alimentos sólidos, mesmo que você acabe consumindo muito mais calorias no processo, diferente do que ocorre quando comemos frutas inteiras, onde é preciso esforço significativo para mastigar e engolir.
Nas frutas, o açúcar toma tempo para ser enviado para o fígado em pequenas quantidades, pois está ligado dentro de estruturas fibrosas que se quebram lentamente durante a digestão, permitindo que o fígado metabolize facilmente estas pequenas quantidades sem ser sobrecarregado.
Uma grande parte do açúcar encontrado no suco de frutas é frutose. O fígado é o único órgão que pode metabolizar a frutose em quantidades significativas e, quando absorve mais frutose do que ele pode manipular, ela se transforma em gordura. Parte desta gordura pode acomodar-se no fígado e contribuir para a resistência à insulina, fator desencadeador da diabetes.
Complicou
Embora pequenas quantidades de suco de frutas (ou refrigerante) dificilmente causem grandes problemas para pessoas saudáveis, magras e ativas, isso pode ser um completo desastre para pessoas com excesso de peso ou com problemas metabólicos relacionados à dieta.
Estudos metabólicos controlados mostram que o açúcar líquido pode causar resistência à insulina, elevar os triglicerídeos e colesterol LDL (do inglês low density lipoprotein)
e causar acúmulo de gordura na barriga em apenas 10 semanas.
Mastigue seus alimentos
As pessoas tendem a consumir excesso de calorias líquidas. Você pode se sentir satisfeito logo depois de beber um copo de suco fresco, mas essa sensação desaparece rapidamente e muitas dessas calorias que você acabou de beber não são processadas em seu contador calórico interno do corpo, contribuindo para que a cintura pague o preço e acumule mais gordura do que você consegue queimar.
Pelo que as autoras relatam, a percepção de suco precisa de uma reformulação radical, a começar com as crianças. Por ser vendido em pacotes fáceis, únicos e de fácil armazenamento, os pais não hesitam em oferece-los aos seus filhos. No entanto, as crianças não precisam de suco para fins nutricionais. Na verdade, os estudos e análises de crianças que bebem suco regularmente as mostram mais baixas e mais pesadas do que aquelas que raramente o bebem.
Então, o que podemos fazer para começar a corrigir esse problema? Primeiro, reconhecer sucos como o que eles realmente são. Totalmente prescindíveis.
Em seguida, tire o suco da vida de seus filhos. Substitua as caixas de suco por água, de preferência água alcalina.
Para crianças em fase de crescimento, o leite contém cerca de um terço do açúcar do suco, e é também uma grande fonte de proteína, cálcio, vitamina D e magnésio.
Socorro! Como fico sem meu suco?
Transformar hábitos de uma vida inteira pode ser um grande desafio, mas a partir do momento que começamos a ingerir menos açúcar, nosso corpo pede menos açúcar e se satisfaz com novas opções, como águas em infusão, por exemplo. Além de um deleite para os olhos, a água aromatizada com frutas permite a ingestão do líquido mais precioso e fundamental para a saúde e deixa as frutas como elas devem ser: inteiras e não espremidas ou batidas em misturas que até podem ser interessantes na receita, mas nada agradáveis para o metabolismo de um corpo saudável.
Veja aqui opções saborosas de infusões em água e esqueça o suco de frutas industrializado!