Pedras nos Rins: Curiosidades Indispensáveis Para Quem Convive com a Doença

As pedras nos rins, também conhecidas como cálculo renal, representam um problema bastante incômodo e doloroso, mas infelizmente muito comum também.

Justamente pelas pedras nos rins serem bem usuais, é importante saber a respeito, seja para tratar de si ou alertar algum conhecido. Então nos acompanhe no artigo:

O que são as Pedras nos Rins?

Bem resumidamente: pedras nos rins são pedrinhas firmes que se formam em um ou em ambos os rins por conta da alta concentração de determinado mineral na urina.

Como essa concentração acontece?

Os rins são órgãos que filtram o sangue, juntam as sujeirinhas, misturam com água e transformam em urina. Sendo assim, quando o seu sangue tem excesso de algum tipo de mineral e ele passa pelos rins para ser limpo, esse mineral pode acabar se acumulando nos rins e formando uma ou mais pedrinhas.

Os tipos mais comuns de pedras nos rins são causados pelo consumo desregrado de alimentos com cálcio, carnes orgânicas e mariscos, assim como podem ser provocados por infecções urinárias e serem hereditários.

Como descobrir as pedras nos rins?

As pedras nos rins podem provocar uma dor aguda no inferior das costas e/ou do lado e/ou na virilha. No entanto, se elas forem suficientemente pequenas para saírem junto com a urina, pode ser que nenhum sintoma se manifeste.

Para descobrir se, efetivamente, alguém tem pedras nos rins, médicos estudam o histórico médico e exames, principalmente de urina, para chegar a um diagnóstico. Os exames também podem mostrar os possíveis problemas que provocaram a formação das pedras nos rins.

E agora?!

Em seguida, se o paciente é diagnosticado com pedras nos rins, o que vem é seguir o tratamento sugerido pelo médico. Felizmente, pedras nos rins raramente causam danos permanentes, quando tratadas devidamente por um profissional. Por isso é indispensável que se visite um médico na suspeita desse, assim como de qualquer outro problema!

 

Importantíssimo, também, é fazer exames de rotina, para observar e manter a saúde em dia, assim como consumir bastante água de qualidade, para que os rins não sofram e filtrem bem o sangue e o problema das pedras nos rins seja evitado!

Se você se interessou pelo assunto e se também quiser saber mais sobre a importância da água e os efeitos dela na nossa saúde, entre em contato conosco e confira o nosso blog! Lá falamos sempre sobre diversos aspectos interessantes da saúde!

 

Equipe Habitah

 

National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases – Kidney Stones

National Kidney Foundation – Kidney Stones

Embora exista muita evidência científica sobre qualidade da água, ainda há poucos estudiosos no assunto no Brasil. Para dirimir estas dúvidas e facilitar a vida de quem quer entender mais o assunto Água compilamos centenas de artigos científicos em textos de melhor compreensão. 

Todos Artigos Científicos estão na Área Científica »

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Gostou do texto que leu? Deixe seu comentário abaixo