É de conhecimento geral o quão perigosa pode ser a diabetes, que quando não reconhecida e tratada corretamente pode trazer até mesmo efeitos irreparáveis! E sabendo disso, muito se fala sobre o papel da insulina e dos medicamentos diários que ajudam no controle da doença.
O que é pouco comum ser tratada, é a importância de manter hábitos saudáveis durante o tratamento desta doença. Por isso, a Acqualive se sentiu no dever de abordar este tema aqui:
Os Riscos da Diabetes
Existem dois tipos de diabetes: tipo 1 e tipo 2, sendo a primeira desencadeada por um ataque equivocado do sistema imunológico às celulas beta (células especiais do pâncreas) e a segunda que atinge mais de 90% das pessoas que têm diabetes e está relacionada a alguns fatores de risco como: pressão alta, colesterol alto, obesidade, entre outros.
Ambos os tipos estão relacionados aos níveis alterados de glicose no sangue, existindo níveis de maior risco e outros de menor. Porém, todos os tipos, independente do risco, exigem atenção especial!
Algumas pessoas com diabetes precisam tomar maiores doses e até tipos de insulina diferentes, que também podem ser combinadas com outros medicamentos. Estes são definidos de acordo com o tratamento que o médico decide adotar, mas que quando não são colocados em prática, a probabilidade da doença causar danos nos órgãos, fica muito mais alta.
Para os que possuem a doença, sabem que a alta indicação médica, não é só de estar sempre tomando os medicamentos, mas uma questão de desenvolver hábitos saudáveis também.
E assim como a diabetes pode ser controlada, ela também pode ser evitada, entenda porque no capítulo abaixo.
O Lado Desconhecido da Diabetes
Seu alimento pode ser sua cura ou um agravante de sua condição. Como pode-se notar, todas as doenças associadas à diabetes também estão associadas à qualidade da alimentação, basta perguntar a um diabético qual a indicação médica de alimentação para tirar suas conclusões.
Além disso a diabetes pode estar ligada com a qualidade da sua hidratação, se sua hidratação está baseada em uma água de baixa qualidade e repleta de substâncias tóxicas, a doença pode se agravar, entenda melhor neste artigo: a água purificada pode estar te matando!
Podemos concluir que os fatores de risco da diabetes, assim como a própria doença está totalmente relacionada com os hábitos diários, sejam eles bons ou ruins. Por este motivo a boa alimentação e a hidratação de qualidade são tão necessárias quanto o uso diário de insulina para manter a boa saúde de quem tem diabetes.
Além disso, a diabetes também pode ser evitada quando estes bons hábitos são mantidos! Quer saber mais sobre como ter uma vida de qualidade alcalina e ficar longe desses riscos? Acesse aqui: Receita para uma vida Saudável!
Até o próximo post!
Equipe Habitah – AcqualiveGroup.