A gravidez é uma das fases mais bonitas da vida de uma mulher. Gerar uma vida é algo lindo, porém por mais que seja um momento marcante é também um período de muitas dúvidas e incertezas, principalmente para as mamães de primeira viagem. Dessa forma, reunimos aqui algumas das principais dúvidas de quem está gestante e uma dica bônus, a hidratação perfeita com água alcalina ionizada.
1 – Quais os primeiros sintomas que surgem com a gravidez?
Essa é uma das dúvidas mais frequentes até em quem não está grávida, afinal é importante saber por quais dificuldades a gestante passará. Infelizmente, essa é uma pergunta praticamente sem resposta, afinal cada mulher pode vivenciar os sintomas de gravidez de forma diferente, algumas com mais, outras com menos intensidade. É algo tão variável que algumas mulheres só descobrem a gravidez em meses muito avançados. Mas, após os primeiros 7 dias de gestação, alguns sintomas são mais frequentes como:
- Cólica e inchaço abdominal;
- Mamas sensíveis e inchadas;
- Cansaço fácil;
- Aversão a cheiros fortes;
- Variações de humor;
2 – É seguro fazer sexo durante a gravidez?
Essa é outra clássica dúvida que os pais têm. Muitos deixam de ter relações sexuais a partir do momento em que descobrem a gravidez da mulher, entretanto, salvo em alguns casos muito específicos, o sexo durante a gestação não traz qualquer risco para mãe ou para o bebê.
Mas, ainda assim, valem alguns avisos e dicas.
- Evite posições que aumentem o risco de acidentes.
- A partir do último trimestre de gravidez vale aumentar a precaução, para evitar problemas como nascimento prematuro.
- Faça o acompanhamento médico de sua gravidez para que o médico possa diagnosticar possíveis problemas na gestação, que por mais que não sejam causados pelo sexo podem ser agravadas com ele.
Por fim, não é só seguro como é altamente recomendado que a mãe mantenha sua vida sexual ativa, pois dessa forma diminui os níveis de stress, recebe cargas de hormônios responsáveis pela felicidade que a acalmam e, consequentemente, o bebê.
3 – É preciso suplementar vitaminas e minerais durante a gestação?
É altamente recomendado que a gestante faça uso de complexos vitamínicos, com acompanhamento médico é claro, e minerais. Muitas mamães, por já levarem uma vida saudável, imaginam que não precisam de mais nada, mas é importante lembrar que nesse período a mulher é “biologicamente responsável” por outra vida, dessa forma precisa de uma carga maior de todos os bons combustíveis que puder dar aos dois corpos.
Manter o filho é um esforço muito grande para o corpo e como, por vezes, a grávida pode acabar não tendo a alimentação adequada, o que faz o corpo precisar ainda mais de um complemento vitamínico.
Converse com seu médico sobre a necessidade ideal para seu corpo, pois algumas vitaminas também precisam ser evitadas.
4 – Quais as mudanças estéticas o corpo pode passar durante esse período?
Primeiramente, vamos falar o mais óbvio, o ganho de peso. Em média a mamãe ganha 10 quilos durante os meses de gestação. Porém, existem outras mudanças como:
Os pés podem ficar inchados por conta da quantidade maior de fluidos que correm pelo corpo e por conta de possíveis problemas com a má circulação sanguínea.
A pele pode mudar de cor mesmo que isso possa não acontecer com todas as gestantes. Durante o período de gestação os hormônios podem causar hiperpigmentação que pode alterar um pouco o tom da pele.
A pele pode parecer mais luminosa por conta do aumento de células de gordura do corpo, o que estica a pele e melhora seu aspecto. Contudo, isso pode fazer com que ela também fique mais oleosa e propensa às espinhas.
5 – Quando começam os famosos “desejos de grávida”?
Como a maioria das respostas, essa também é bem variável. Na média os desejos começam no primeiro trimestre, se intensificam no segundo trimestre e terminam no terceiro.
Algumas mulheres têm desejos mais “normais” como comidas com mais açúcar ou gordura, outras podem ter desejos por comidas que não gostavam antes da gravidez e até mesmo por algumas combinações estranhas, afinal quem nunca conheceu uma grávida que tinha o desejo de comer sardinha com leite condensado hehe.
O importante é lembrar que a alimentação da gestante precisa ser o mais saudável possível. É necessário que se evite comidas industrializadas, pesadas, gordurosas e cheias de açúcar. Por mais difícil que possa parecer, o ideal é controlar seus desejos. Caso a mãe tenha uma alimentação equilibrada, que supra todas as suas necessidades nutricionais diárias, terá uma menor propensão aos “desejos de grávida”.
6 – É seguro se exercitar durante a gravidez?
Se manter ativa e fazer exercícios durante a gravidez é ótimo para a mãe e para o bebê. Com acompanhamento adequado e enquanto a gestante se sentir confortável pode manter sua rotina normalmente.
O ideal é que os exercícios foquem no fortalecimento aeróbico e muscular, que a mulher SEMPRE SE MANTENHA MUITO BEM HIDRATADA, que preferencialmente sejam feitas atividades em piscina para evitar impactos, evitar exercícios que trazem altos riscos de acidentes como esportes de contato, cavalgadas ou pedaladas.
7 – Existe uma forma correta para dormir?
O ideal é que a grávida durma de lado, mesmo que no início da gravidez ainda seja fácil dormir de barriga para cima, com o passar do tempo e o aumento de peso essa posição passa a ser desconfortável e até problemática. Por isso, o ideal é que ela se acostume a dormir de lado desde o princípio para evitar as dificuldades futuras.
DICA BÔNUS: Água Alcalina Ionizada
Uma das coisas mais importantes, se não a mais importante, para uma mulher grávida é a hidratação. Manter-se devidamente hidratada é absolutamente necessário para a saúde da mãe e do filho. A água é o mais abundante nutriente do corpo e a falta dela traz incontáveis problemas. A desidratação é responsável por inúmeros males e potencializa os efeitos de todos os sintomas negativos de uma gravidez, dores de cabeça, enjoos, tontura, problemas de pressão, enfim, é impossível uma gravidez saudável sem uma hidratação perfeita.
Para começar, é preciso transformar o ato de beber água em um hábito, por mais absurdo que possa parecer, muitas pessoas esquecem que precisam beber água e isso é um perigo.
Confira 3 dicas ótimas para fazer da hidratação um hábito
Mas, de nada adianta beber a quantidade de água ideal se essa água não for de qualidade. Por isso, nossa indicação é que a hidratação das gestantes (na verdade a hidratação de todas as pessoas) seja feita com a Água Alcalina Ionizada, que é considerada a melhor água do mundo. Ela é a mesma água que os moradores de locais onde se vive mais e melhor bebem, como a Sardenha na Itália e as Ilhas Okinawa no Japão;
O QUE ELA TEM DE DIFERENTE?
A água alcalina ionizada é modificada quimicamente para trazer muito mais benefícios para quem a bebe. Ela é rica em minerais como magnésio, cálcio e potássio, é mais leve e por isso alcança capilares que a água comum não alcança, é livre de cloro, metais pesados e contaminantes, tem poder alcalinizante e principalmente é antioxidante, ou seja, retarda o processo do envelhecimento.
Saiba tudo sobre a água alcalina ionizada aqui
Se você está grávida ou pretende engravidar tenha uma dieta saudável, uma rotina de exercícios benéficos, um acompanhamento médico e se hidrate MUITO! Com essas dicas você e seu bebê ficarão fortes e saudáveis.