Pedra no rim é um problema extremamente comum que também pode ser extremamente doloroso e desgastante para a pessoa que sofre com essa questão.
No artigo sobre curiosidades a respeito da pedra no rim explicamos um pouco como é o processo que gira em torno da pedra no rim e hoje vamos nos aprofundar mais um pouco. Acompanhe:
Como a Pedra no Rim se Desenvolve
Antes de ler este artigo, é importantíssimo entender o processo de formação da pedra no rim, o que você pode conferir aqui.
Recapitulando:
Sobre os rins: assim como o filtro mais rudimentar de água, os rins têm estruturas pelas quais o sangue passa para que seja limpo.
O nosso sangue está sendo purificado constantemente (um adulto saudável filtra entre 90 e 120ml de sangue por minuto) e as impurezas no sangue, assim como os excessos de nutrientes e a água, são levados por caninhos até a bexiga, para que sejam descartados como urina.
A concentração anormal e desproporcional de um ou mais minerais na urina pode gerar pequenos coágulos, ou seja, pedrinhas formadas por conjuntos de minerais, que vão “grudando” entre si. É assim que se forma a pedra no rim.
E o que a pedra no rim causa?
A pedra no rim pode provocar uma dor intensa na região baixa das costas e/ou no lado, principalmente quando ela não consegue ser expelida naturalmente pela urina. Por isso é importante fazer exames médicos de rotina e sempre que algo que pode estar errado for detectado.
Não cuidar da pedra no rim é prejudicial para o trato urinário no geral (o caminho todo que vai das impurezas do sangue pelos rins até a bexiga), que pode se machucar com o processo do caminho do coágulo até ser expelido com a urina ou com uma pedra que não conseguir sair por ser muito grande.
Quais são os riscos da pedra no rim?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (“nefrologia” é o estudo dos rins e de suas doenças (vem da palavra “néfron”, o principal elemento para o funcionamento renal)), cerca de 10 milhões de brasileiros têm algum tipo de disfunção renal (por mais que somente uma pequena parcela tenha conhecimento disso). E os brasileiros que dependem de diálise (tratamento em que um líquido diferente ou uma máquina fazem a filtragem do sangue) chegam a 100 mil!
A hipertensão e a diabetes podem facilmente estar relacionados com problemas renais. Um dos problemas mais comuns, inclusive, relacionados aos rins, é o acúmulo excessivo de líquido, que provoca inchaço e aumento da pressão arterial.
Os danos provocados nos rins pela hipertensão e, principalmente, pela diabetes são permanentes, então o cuidado é indispensável.
A hipertensão exige muito dos rins e acaba os lesionando, já que o sangue passa com mais dificuldade pelos vasos.
Os diabéticos, por outro lado, tendem a perder proteína pela urina, o que também gera machucados.
Fora do Brasil:
Existem casos de morte por conta de complicações renais causadas pela pedra no rim: na Inglaterra e no País de Gales, por exemplo, entre os anos de 1999 e 2013, foram registradas 1954 mortes relacionadas a problemas de coágulos no trato urinário, sendo 75,9% dos casos provocados exclusivamente pela pedra no rim.
De acordo esse estudo feito no Reino Unido, com relação aos demais coágulos que se pode ter no sistema excretor e que podem provocar complicações que levem à morte, a pedra no rim ganha a corrida com facilidade.
Isso principalmente por falta de atenção e cuidado com um problema que aparentemente é tão simples de tratar (já que “é só tomar bastante água, né?”).
Indubitavelmente, a hidratação é inquestionável e insubstituível, mesmo que sejam feitas cirurgias de remoção de pedra no rim. Os rins precisam de bastante água de qualidade para funcionarem bem, seja para tratar de uma pequena pedra no rim ou para prevenir que eles se formem.
E de água de qualidade nós entendemos! Acesse nosso blog e entre em contato conosco para saber mais a respeito. Estamos à sua disposição!
Equipe Habitah
National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases – Kidney Stones
National Kidney Foundation – Kidney Stones
Lab Tests Online – Estimativa de Filtração Glomerular
G1 – Diabetes e Hipertensão são Fatores de Risco para a Saúde dos Rins
Banco da Saúde – Funcionamento dos Rins e das Vias Urinárias
Nationa Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases – The Urinary Tract & How it Works